Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3JCADL2
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2015/04.22.16.03
Última Atualização2015:09.10.14.30.44 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2015/04.22.16.03.22
Última Atualização dos Metadados2022:03.15.19.34.10 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-17577-TDI/2351
Chave de CitaçãoVieira:2015:CoAtVe
TítuloControle de atitude com veículo em alta rotação
Título AlternativoAttitude control of vehicle at high rotation speed
CursoCMC-ETES-SPG-INPE-MCTI-GOV-BR
Ano2015
Data2015-05-22
Data de Acesso11 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas81
Número de Arquivos1
Tamanho11958 KiB
2. Contextualização
AutorVieira, Daniel
BancaKuga, Hélio Koiti (presidente)
Leite Filho, Waldemar de Castro (orientador)
Barbosa, Euler Gonçalves
Endereço de e-Maildanielvie@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2015-04-22 16:06:13 :: danielvie@gmail.com -> administrator ::
2015-04-24 11:10:36 :: administrator -> yolanda ::
2015-05-05 16:21:09 :: yolanda -> danielvie@gmail.com ::
2015-07-20 01:32:08 :: danielvie@gmail.com -> yolanda ::
2015-07-20 14:11:06 :: yolanda -> danielvie@gmail.com ::
2015-07-21 02:35:04 :: danielvie@gmail.com -> yolanda ::
2015-09-09 13:02:02 :: yolanda -> marcelo.pazos@sid.inpe.br ::
2015-09-10 14:30:44 :: marcelo.pazos@sid.inpe.br :: -> 2015
2015-09-10 14:32:10 :: marcelo.pazos@sid.inpe.br -> administrator :: 2015
2022-03-15 19:34:10 :: administrator -> :: 2015
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavecontrole de precessão
controle de nutação
manobra de apontamento
simulação matlab/simulink
atuadores ON/OFF
precession control
nutation control
pointing maneuver
matlab/simulink simulation
ON/OFF actuators
ResumoEsse trabalho tem o objetivo de simular e analisar o algoritmo da manobra de precessão usada no veículo experimento SHEFEX 2. Essa manobra foi controlada por um sistema de controle não-linear com atuadores de bocais de gás frio. O experimento é feito em um veículo lançador de 2 estágios, o primeiro não controlado estabilizado por rotação e o segundo que deve seguir uma trajetória planejada. É durante a fase balística, quando termina a queima do primeiro estágio e antes de iniciar o segundo estágio, que o veículo faz a manobra de apontamento para que se faça a trajetória planejada. A simulação do algoritmo da manobra de precessão é feita no ambiente SIMULINK$^{®}$ e para a análise do algoritmo foi desenvolvido um algoritmo de controle próprio que serve tanto como uma maneira de estudar mais profundamente o problema como uma forma de referência para comparação. A condição de ambiente usada na simulação é de um veículo simétrico, girando em torno de seu eixo de menor inércia com atuação de jatos acionados na lateral de seu corpo de forma discreta (\emph{ON/OFF}). O movimento é considerado livre de torques externos e as equações de movimento usadas são da biblioteca de funções PROPAT. Ao fim do trabalho é feita uma comparação entre os algoritmos de controle 1 e o algoritmo desenvolvido mostrando comparativamente seus desempenhos. Para estudos futuros, sugere-se a inclusão das dinâmicas dos atuadores e dos sensores, inserir erros de montagem e desalinhamentos dos sensores e também sugere-se um estudo mais aprofundado no algoritmo de controle 2 que tem muita margem para melhoras. ABSTRACT: This work aims to simulate and analyze the precession maneuver algorithm used in the experimental vehicle SHEFEX 2, this maneuver was controlled by a nonlinear control system with cold gas nozzle actuators. The experiment is done in a launch vehicle of two stages, the first is a non-controlled stabilized by rotation and the second that must follow a planned trajectory. It is during the ballistic phase, when you complete the first stage burning and before starting the second stage, that the vehicle does a maneuver to correct its attitude so it follows the planned trajectory. The simulation of the precession maneuver algorithm is made on the environment SIMULINK $^{®}$ and for the analysis of the algorithm was developed a control algorithm that serves both as a way to study more deeply the problem as in the form of reference for comparison with the first algorithm. The ambient condition used in the simulation is of a symmetrical vehicle, rotating around its axis of lower inertia and using jets commanded on the side of the vehicle body discreetly (ON/OFF). The motion is considered of being free of external torques and the equations of motion used comes from the PROPAT library of functions. At the end of the work is done a comparison between the control algorithms 1 and the developed algorithm, showing the comparison of their performances. For future studies, it is suggested the inclusion of the dynamics of the actuators and sensors, insert assembling errors and misalignments of the sensors, also it is strongly suggested a further study in the control algorithm 2 that has a lot of room for improvement.
ÁreaETES
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CMC > Controle de atitude...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta source
originais/@4primeirasPaginas-1.pdf 31/07/2015 15:51 93.5 KiB 
originais/Avaliação Final - Daniel Vieira.pdf 24/07/2015 15:00 277.4 KiB 
originais/publicacao.pdf 20/07/2015 23:36 12.1 MiB
Conteúdo da Pasta agreement
autorizacao.pdf 09/09/2015 09:50 587.8 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3JCADL2
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34P/3JCADL2
Idiomapt
Arquivo Alvopublicacao.pdf
Grupo de Usuáriosadministrator
danielvie@gmail.com
marcelo.pazos@inpe.br
yolanda.souza@mcti.gov.br
Grupo de Leitoresadministrator
danielvie@gmail.com
marcelo.pazos@inpe.br
yolanda.souza@mcti.gov.br
Visibilidadeshown
Licença de Direitos Autoraisurlib.net/www/2012/11.12.15.10
Detentor da CópiaSID/SCD
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
Lista de Itens Citando
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


Fechar