1. Identificação | |
Tipo de Referência | Tese ou Dissertação (Thesis) |
Site | mtc-m21b.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34P/3JCADL2 |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21b/2015/04.22.16.03 |
Última Atualização | 2015:09.10.14.30.44 (UTC) administrator |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21b/2015/04.22.16.03.22 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:03.15.19.34.10 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE-17577-TDI/2351 |
Chave de Citação | Vieira:2015:CoAtVe |
Título | Controle de atitude com veículo em alta rotação |
Título Alternativo | Attitude control of vehicle at high rotation speed |
Curso | CMC-ETES-SPG-INPE-MCTI-GOV-BR |
Ano | 2015 |
Data | 2015-05-22 |
Data de Acesso | 11 maio 2024 |
Tipo da Tese | Dissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle) |
Tipo Secundário | TDI |
Número de Páginas | 81 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 11958 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | Vieira, Daniel |
Banca | Kuga, Hélio Koiti (presidente) Leite Filho, Waldemar de Castro (orientador) Barbosa, Euler Gonçalves |
Endereço de e-Mail | danielvie@gmail.com |
Universidade | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2015-04-22 16:06:13 :: danielvie@gmail.com -> administrator :: 2015-04-24 11:10:36 :: administrator -> yolanda :: 2015-05-05 16:21:09 :: yolanda -> danielvie@gmail.com :: 2015-07-20 01:32:08 :: danielvie@gmail.com -> yolanda :: 2015-07-20 14:11:06 :: yolanda -> danielvie@gmail.com :: 2015-07-21 02:35:04 :: danielvie@gmail.com -> yolanda :: 2015-09-09 13:02:02 :: yolanda -> marcelo.pazos@sid.inpe.br :: 2015-09-10 14:30:44 :: marcelo.pazos@sid.inpe.br :: -> 2015 2015-09-10 14:32:10 :: marcelo.pazos@sid.inpe.br -> administrator :: 2015 2022-03-15 19:34:10 :: administrator -> :: 2015 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | controle de precessão controle de nutação manobra de apontamento simulação matlab/simulink atuadores ON/OFF precession control nutation control pointing maneuver matlab/simulink simulation ON/OFF actuators |
Resumo | Esse trabalho tem o objetivo de simular e analisar o algoritmo da manobra de precessão usada no veículo experimento SHEFEX 2. Essa manobra foi controlada por um sistema de controle não-linear com atuadores de bocais de gás frio. O experimento é feito em um veículo lançador de 2 estágios, o primeiro não controlado estabilizado por rotação e o segundo que deve seguir uma trajetória planejada. É durante a fase balística, quando termina a queima do primeiro estágio e antes de iniciar o segundo estágio, que o veículo faz a manobra de apontamento para que se faça a trajetória planejada. A simulação do algoritmo da manobra de precessão é feita no ambiente SIMULINK$^{®}$ e para a análise do algoritmo foi desenvolvido um algoritmo de controle próprio que serve tanto como uma maneira de estudar mais profundamente o problema como uma forma de referência para comparação. A condição de ambiente usada na simulação é de um veículo simétrico, girando em torno de seu eixo de menor inércia com atuação de jatos acionados na lateral de seu corpo de forma discreta (\emph{ON/OFF}). O movimento é considerado livre de torques externos e as equações de movimento usadas são da biblioteca de funções PROPAT. Ao fim do trabalho é feita uma comparação entre os algoritmos de controle 1 e o algoritmo desenvolvido mostrando comparativamente seus desempenhos. Para estudos futuros, sugere-se a inclusão das dinâmicas dos atuadores e dos sensores, inserir erros de montagem e desalinhamentos dos sensores e também sugere-se um estudo mais aprofundado no algoritmo de controle 2 que tem muita margem para melhoras. ABSTRACT: This work aims to simulate and analyze the precession maneuver algorithm used in the experimental vehicle SHEFEX 2, this maneuver was controlled by a nonlinear control system with cold gas nozzle actuators. The experiment is done in a launch vehicle of two stages, the first is a non-controlled stabilized by rotation and the second that must follow a planned trajectory. It is during the ballistic phase, when you complete the first stage burning and before starting the second stage, that the vehicle does a maneuver to correct its attitude so it follows the planned trajectory. The simulation of the precession maneuver algorithm is made on the environment SIMULINK $^{®}$ and for the analysis of the algorithm was developed a control algorithm that serves both as a way to study more deeply the problem as in the form of reference for comparison with the first algorithm. The ambient condition used in the simulation is of a symmetrical vehicle, rotating around its axis of lower inertia and using jets commanded on the side of the vehicle body discreetly (ON/OFF). The motion is considered of being free of external torques and the equations of motion used comes from the PROPAT library of functions. At the end of the work is done a comparison between the control algorithms 1 and the developed algorithm, showing the comparison of their performances. For future studies, it is suggested the inclusion of the dynamics of the actuators and sensors, insert assembling errors and misalignments of the sensors, also it is strongly suggested a further study in the control algorithm 2 that has a lot of room for improvement. |
Área | ETES |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CMC > Controle de atitude... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | originais/@4primeirasPaginas-1.pdf | 31/07/2015 15:51 | 93.5 KiB | originais/Avaliação Final - Daniel Vieira.pdf | 24/07/2015 15:00 | 277.4 KiB | originais/publicacao.pdf | 20/07/2015 23:36 | 12.1 MiB | |
Conteúdo da Pasta agreement | |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3JCADL2 |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34P/3JCADL2 |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | publicacao.pdf |
Grupo de Usuários | administrator danielvie@gmail.com marcelo.pazos@inpe.br yolanda.souza@mcti.gov.br |
Grupo de Leitores | administrator danielvie@gmail.com marcelo.pazos@inpe.br yolanda.souza@mcti.gov.br |
Visibilidade | shown |
Licença de Direitos Autorais | urlib.net/www/2012/11.12.15.10 |
Detentor da Cópia | SID/SCD |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F2UALS |
Lista de Itens Citando | |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20 |
|
6. Notas | |
Campos Vazios | academicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype |
|